Powered By Blogger

domingo, 25 de outubro de 2015

ACUPUNTURA PODE REDUZIR GRAVIDADE E FREQUÊNCIA DAS ONDAS DE CALOR DA MENOPAUSA

Estudo diz que prática diminuiu os calores por até três meses, independente da técnica

Para as mulheres que atravessam a menopausa, as ondas de calor podem ser um dos sintomas mais desconfortáveis. Mas estudiosos da The North American Menopause Society  sugerem que a acupuntura pode ajudar a reduzir a gravidade e frequência das ondas de calor em mulheres na menopausa. Os resultados foram publicados dia 07 de julho na Revista Menopause Link do artigo


Ondas de calor, conhecida também como fogachos, são definidas como uma súbita sensação de calor sobre a totalidade ou parte do corpo. Elas também podem causar vermelhidão no rosto e no pescoço, manchas vermelhas nos braços, costas e peito, e transpiração intensa ou calafrios. Muitos problemas de saúde podem causar ondas de calor, mas eles são mais comuns entre as mulheres passando pela menopausa.

http://journals.lww.com/menopausejournal/Citation/2015/07000/Failure_to_treat_menopausal_symptoms___a.2.aspxA equipe de pesquisa analisou 104 estudos que avaliaram a eficácia da acupuntura, incluindo 12 desses estudos em suas pesquisas, envolvendo 869 mulheres com idades entre os 40 e 60 anos que estavam passando pela menopausa naturalmente.

O estudo descobriu que as mulheres na menopausa que foram submetidas à acupuntura tiveram uma redução na gravidade e frequência das ondas de calor nos três meses seguintes. Além disso, o tratamento parece ter um efeito benéfico independentemente do número de doses, sessões ou a duração do tratamento recebido.

O tratamento mais eficaz para as ondas de calor da menopausa é a terapia hormonal - o uso de medicamentos que contém estrogênio ou progesterona. No entanto, esse tratamento pode aumentar o risco de outras condições de saúde, incluindo AVC, doenças cardíacas e câncer.

As mulheres incluídas no estudo foram submetidas a várias formas de acupuntura, incluindo acupuntura tradicional, eletroacupuntura, acupuntura à laser, acupuntura auricular e acupuntura medicinal tradicional chinesa.

O grupo não é capaz de explicar porque acupuntura parece ajudar a aliviar as ondas de calor em mulheres na menopausa. A hipótese é que a prática pode reduzir a concentração de beta-endorfina - um neuropeptídeo encontrado nas células do sistema nervoso central e periférico - no hipotálamo do cérebro. Os cientistas dizem que os níveis mais baixos de beta-endorfina podem ativar a liberação de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), que regula a temperatura corporal.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA


A utilização da acupuntura como recurso terapêutico pode ser justificada a partir da compreensão de seus mecanismos de ação. Em síntese, vários efeitos de relevância clínica podem ser gerados pela acupuntura (ACP) ou eletroacupuntura (EACP). Dentre eles, destacam-se os efeitos analgésicos, relaxante muscular, sedativo/hipnótico, antiemético, ansiolítico, antidepressivo (leve), anti-secretor (HCl), antiadição, antiinflamatório, indutor da imunidade, facilitador na reabilitação após acidente vascular encefálico e estimulante da reparação e cicatrização tecidual.

As indicações que seguem, com base no CID (Código Internacional de Doenças), são situações clínicas nas quais o uso da Acupuntura, realizada por profissional especialista, está indicado, seja como terapêutica principal, seja como coadjuvante, conforme a gravidade e a evolução de cada quadro clínico em particular.

A justificativa para tais indicações baseia-se tanto em pesquisas e estudos clínicos controlados, como na utilização da Acupuntura na clínica diária, com base em seus mecanismos de ação, já suficientemente conhecidos e comprovados cientificamente. A ação neuromoduladora da Acupuntura sobre os mecanismos neurais e humorais de regulação do organismo justifica sua indicação, não apenas no tratamento da dor, como também em distúrbios funcionais e autonômicos, bem como em alterações endócrinas e do sistema imune.

Muitos tratamentos da lista mencionada abaixo, podem ter o tratamento com acupuntura como primeira escolha, e em outros casos, o tratamento com acu
puntura é um tratamento coadjuvante, assim como outras terapias, proporcionando ao paciente uma recuperação mais rápida, redução da dor, melhora do sono e da ansiedade e outras.

Assim, conheça abaixo quais são as principais indicações da acupuntura no tratamento das mais diversas patologias:

- Região cervical e membros superiores: dor miofascial (muscular), ombro congelado, dor crônica do ombro, cervicalgia (dor/rigidez na região do pescoço), osteoartrite cervical, cervicalgia crônica, periartrite do ombro, epicondilite (inflamação dos tendões do cotovelo),  LER/DORT, distrofia simpática reflexa, síndrome de túnel do carpo e dor pós-cirúrgica.

- Região lombar e membros inferiores:  lombalgia (dor na região lombar) aguda, lombalgia crônica, ciatalgia (dor ciática), osteoartrose de joelho,  osteoartrite de joelho e quadril, fasciite plantar (inflamação na planta do pé/calcanhar), esporão do calcâneo e dor pós-cirúrgica.

- Dor em geral: dor crônica,  fibromialgia, síndrome dolorosa miofascial, artrite reumatóide, osteoartrite, neuralgia pós-herpética, dor pós-operatória, dor oncológica.

- Dor de cabeça: cefaléia tensional, enxaqueca, dor crânio-facial, desordens da ATM (articulação temporo-mandibular), neuralgia occipital, e outras dores...

- Sistema genito-urinário: TPM, dismenorréia (cólica menstrual), cólica renal, cistite intersticial crônica, dor por endometriose, retenção urinária pós-parto, síndrome do climatério, disfunção sexual, instabilidade vesical, dor pélvica crônica, prostatite crônica, prurido vulvar, ejaculação precoce, hemorragia uterina disfuncional.

- Náusea e vômitos: pós-operatório,  na gestação, por quimioterapia e radioterapia e outras causas.

- Gastroenterologia: dor na pancreatite crônica, síndrome do cólon irritável, cólica biliar, constipação crônica (prisão de ventre/intestino preso), gastrite, cólica intestinal, e epigastralgia.

- Face-sinus-boca-garganta: xerostomia (boca seca),  dor facial crônica, dor no pós-operatório odontológico, dores da ATM (articulação temporo-mandibular), desordens de oclusão, dor facial de origem dentária, nevralgia do trigêmeo, paralisia facial periférica, analgesia dentária, rinite e dor.

- Alergia e imunologia: asma brônquica,  rinite alérgica.      

- Dermatologia: psoríase, eczemas, acne,  alopecia areata, dermatite de contato, eritema multiforme,  neurodermatite.

- Desordens psiquiátricas: ansiedade causada pela dependência química,  alcoolismo e  tabagismo. Enurese noturna, depressão leve, insônia, ansiedade, estresse, hiperatividade em crianças,e  transtornos psicossomáticos.

- Sistema nervoso: seqüelas de AVC (acidente vascular cerebral), vertigens, zumbidos, dor de neuropatia diabética, espascitidade, distúrbios motores espásticos em crianças (com paralisia cerebral).

Para um bom resultado, o número de sessões varia de 10 a 15, em casos mais simples. Na prática, a maioria dos pacientes que procuram a acupuntura (cerca de 90%) somente optam por esta opção terapêutica após outros tratamentos, o que pode exigir um tratamento mais prolongado.

Uma das variações da acupuntura é a eletroacupuntura, que consiste na colocação de dois eletrodos presos ao cabo da agulha, e ligados a um aparelho de eletroestimulação, sob estímulo de baixa voltagem e amperagem com freqüência de 2 Hz e 100 Hz alternados. A intensidade varia conforme a capacidade de tolerância e aceitação de cada paciente. É utilizada em situações especiais com demora da resposta analgésica, dor aguda, de grande intensidade ou espasmo muscular persistente, além de dor de origem visceral, em pós-operatório, entre outros. Em geral, se utiliza a eletroacupuntura quando não se apresenta melhoras após a terceira ou quarta sessão de acupuntura manual.

Outra técnica de eletroestimulação é a estimulação elétrica transcutânea (TENS), que ao invés da utilização de agulhas, utiliza duas placas para a condução elétrica, colocadas em contato com os locais dolorosos. É indolor e tem indicação no tratamento de dor miofascial mais localizada, em pacientes emocionalmente instáveis ou em crianças.

VentosaterapiaDentro dos procedimentos acupunturais convém apresentar também, os tratamentos com ventosamoxibustão .

 A ventosaterapia consiste na aplicação de copos de vidro com a boca colada na superfície dolorida através da sucção com pressão negativa. É indicada para tratar dor crônica e dor miofascial de qualquer origem.

 Já, a moxabustão consiste na queima de um bastão ou cone  feito com a erva Artemísia vulgaris, nos pontos de acupuntura.


Moxabustão
A acupuntura é um procedimento terapêutico baseado em diagnóstico etiológico da patologia e necessita de conhecimento preciso de anatomia e fisiopatologia humana. Assim, procure sempre um profissional da saúde especialista em acupuntura.

As indicações citadas são as mais comuns, que podem ser tratadas pela acupuntura isoladamente e/ou associadas a outras terapias. Se tiver dúvidas, faca contato hoje mesmo que terei prazer em responder.